quinta-feira, 12 de março de 2015

. Malala Yousafzai: a nobel da paz mais nova de sempre!


Malala Yousafzai nasceu em 12 de julho de 1997, em Mingora, no Paquistão. É conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal, no vale do Swat na província de Khyber Pakthunkhwa no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Desde então, o ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional. O pai de Malala, Zia-ud-Din Yousafzai, sempre foi um defensor da educação e transmitiu esta paixão à filha. Segundo amigos, o educador e dono de uma escola mista de ensino médio costumava dizer que se fosse assassinado por educar crianças “não haveria forma melhor de morrer”.

Em outubro de 2012, homens armados entraram no autocarro escolar perguntando por Malala. Quando uma colega de classe apontou para ela, um homem armado atirou sobre a cabeça e a bala atravessou o pescoço, instalando-se no ombro. Os tiros também feriram outras meninas que estavam com ela dentro do transporte. Malala foi levada para a Inglaterra, onde fez uma operação para reconstruir o crânio e restaurar a audição no Queen Elizabeth Hospital.
Recuperada, hoje mora com a família em Birmingham, onde estuda num colégio só para meninas e seu pai já foi empregado pelo consulado paquistanês para os próximos três anos.


No dia 10 de outubro de 2014, o comité do Nobel anunciou oficialmente a entrega do prémio a Malala "pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação", juntamente com o ativista indiano Kailash Satyarthide de 60 anos. Com isso, Malala é a mais jovem ganhadora de um Nobel na história, posto antes ocupado pelo físico australiano Lawrence Bragg, que ganhou o Nobel de Física em 1915, aos 25 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário