quinta-feira, 12 de março de 2015

. Skinhead


Skinhead é uma expressão inglesa que significa "cabeça rapada" em português. É uma expressão que descreve um grupo social, que teve início na Inglaterra. Trata-se de um movimento cultural iniciado nos anos 60, no Reino Unido. Considerado por muitos a fusão de duas subculturas, os mods e os rude boys, os seus representantes eram quase exclusivamente pertencentes à classe operária.
Nos anos 80, a ideologia skinhead sofreu várias alterações e houve uma divisão entre grupos muitos diferentes, com ideias e formas de atuação distintas. Foi nessa altura que alguns grupos passaram a adotar influências neonazistas e homofóbicas. Nessa altura também houve uma mistura  e alguns conflitos com elementos do movimento punk, o que causou uma rivalidade durante vários anos.
Com o passar do tempo, a palavra skinhead é usada quase exclusivamente para se referir a indivíduos fascistas ou que pertencem a grupos neonazistas*, apesar de nem todos os skinheads seguirem essas doutrinas.

Alguns autores categorizam os skinheads em quatro tipos diferentes:
  • Skinheads tradicionais;
  • SHARP- Sigla que significa "skinheads contra o preconceito racial";
  • White Power - Os skinheads nacional socialistas e racistas, muitas vezes pertencentes a movimentos neonazistas;
  • RASH- Os skinheads comunistas e anarquistas que são contra as tendências e influências fascistas e neonazistas.

*Neonazismo é um movimento que envolve grupos ou pessoas cujas ideias e atividades seguem ou imitam as de Adolf Hitler e sua ideologia do nacional-socialismo. Na maior parte das democracias liberais, as ações são expressas pela discriminação racial, por ataques a minorias étnicas, por apoio ao nazismo ou pela negação da existência do holocausto.

Sem comentários:

Enviar um comentário