quarta-feira, 8 de abril de 2015

. Quem foi Malcom X?

 
Al Hajj Malik Al-Shabazz, mais conhecido por Malcom X, foi um dos mais importantes militantes americanos na luta contra o racismo nas décadas de 50 e 60. Nasceu a 19 de Maio de 1925 e foi assassinado a 21 de Fevereiro de 1965.

Malcolm X  teve uma infância trágica: perdeu o pai, vítima de assassinato, e viu a sua casa ser incendiada pelo grupo racista branco Ku Klux Klan*. Na adolescência passou por várias casas de custódia e foi parar à cadeia. Em 1946, enquanto cumpria pena por roubo, converteu-se ao islamismo e aderiu à Nação do Islã, uma seita defensora do conceito de superioridade negra. Seguindo um dos preceitos da entidade, que negava os sobrenomes adotados pela população negra americana e os denunciava como resquícios da escravidão, o militante assumiu o nome de Malcolm-X. Começava aí sua ação política: praticando rigorosos padrões religiosos, ele iniciou uma série de viagens pelos Estados Unidos fundando mesquitas e fazendo palestras. A sua estratégia radical opunha-se ao movimento pelos direitos civis dos negros liderado por militantes moderados, como o pastor batista Martin Luther King. Na verdade, Malcolm recusava a igualdade racial e a integração na sociedade branca, defendendo o separatismo dos negros e afirmando que a violência era um recurso aceitável para a autoproteção.

Entretanto, em março de 1964, Malcolm desentendeu-se com outros líderes da seita e abandonou o grupo. Pouco depois, formou seu próprio movimento religioso e embarcou para uma peregrinação a Meca, na Arábia Saudita. O regresso aos Estados Unidos marcou uma viragem ideológica: o militante anunciou ideias mais brandas quanto ao separatismo negro, admitindo a possibilidade de convivência com a sociedade branca. As novas posições “aqueceram” a tensão com antigos seguidores e, em 21 de fevereiro de 1965, Malcolm-X acabou assassinado por integrantes do próprio movimento negro, durante um comício em Nova York.

*Ku Klux Kan- organização que defendia a supremacia branca conhecida por linchar os seus inimigos, nomeadamente elementos da comunidade negra.

Sem comentários:

Enviar um comentário